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5 dicas preciosas de como diferenciar a sua empresa no mercado

Em mercados cada vez mais competitivos, torna-se fundamental pensar em como diferenciar a empresa.

Basta lembrar que o consumidor de hoje é muito mais ativo e está sempre fazendo pesquisas na internet para comparar empresas e escolher a que mais atende às suas expectativas.

A questão é: como se destacar no meio da multidão?

É o que pretendemos responder com neste post.

Aqui você irá encontrar:

O que é diferencial competitivo?
Tipos de diferenciação
5 dicas preciosas de como diferenciar a sua empresa
 

Acompanhe a leitura!

O que é diferencial competitivo?

Diferencial competitivo é um elemento, ou conjunto de elementos, que atribui exclusividade à uma empresa em relação aos concorrentes, aumentando as chances de crescer no mercado.

Essa diferenciação pode estar tanto em algo que uma empresa faz diferente ou melhor do que outras empresas.

Um exemplo é o atendimento rápido ou então o preço, que pode ser mais atrativo do que o da concorrência e chamar mais atenção do público-alvo.

Quando uma empresa tem diferenciais competitivos, ela pode obter muitos benefícios como:

Impacto positivo no faturamento
Atração de novos clientes
Retenção de clientes antigos
Melhor posicionamento no mercado
Tornar-se referência no ramo de atuação
Mas para que o diferencial escolhido seja de fato competitivo, o cliente precisa enxergá-lo como vantagem a ponto de escolher a sua empresa como a melhor opção.

Tipos de diferenciação

Para te ajudar a encontrar um diferencial competitivo, listamos alguns exemplos de diferenciação que podem ser aplicadas na sua empresa.

Diferenciação de preço

Essa estratégia é bastante utilizada por empresas que buscam se diferenciar no preço, mas é preciso dar atenção a alguns pontos:

Lembrar que o público-alvo deve gostar da ideia de pagar menos;
Saber que sem planejamento o preço baixo prejudica o caixa;
Pode ser uma alternativa boa, mas torna-se necessário planejar, conhecer a margem de lucro e negociar com os fornecedores de modo a não desequilibrar as contas por ofertar produtos com preço mais competitivo.

Diferenciação de qualidade

Quando o público é um pouco mais exigente e tem mais interesse na qualidade do que no valor que irá pagar, é uma boa estratégia enfatizar a qualidade como um diferencial competitivo.

Mas para competir com a concorrência e ganhar esse cliente, é necessário superá-la na qualidade do que oferece.

Um exemplo é utilizar materiais e insumos da mais alta qualidade ou então fechar negócio com os melhores fornecedores e destacar isso na comunicação.

Diferenciação no atendimento

Essa estratégia é muito parecida com a anterior. O foco do cliente não é no preço, mas na experiência de consumo que ele terá.

Nesse sentido, o atendimento personalizado é o grande diferencial aqui, pois faz com que o cliente se sinta valorizado.

É sempre indicado realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes para identificar o que eles gostariam de receber da empresa. Esse dado pode ser muito útil para aperfeiçoar a estratégia e otimizar o atendimento.

Um atendimento personalizado pode trazer agilidade, atenção individualizada e um pós-venda organizado e encantador.

Diferencial no valor agregado

Os clientes valorizam negócios que superam suas expectativas e oferecem mais do que um produto ou serviço.

Esse “algo a mais” pode ser tanto frete grátis e brindes até convite para evento e cursos relacionados à área de interesse.

Diferenciação na imagem da marca

Outra forma de diferenciar a empresa no mercado é trabalhar a imagem da marca sintonizada com o estilo de vida ou valores do público.

Esse tipo de diferenciação pretende criar uma conexão com o cliente ideal, de modo a mostrar que a empresa defende e acredita nos mesmos propósitos que ele.

Campanhas de marketing podem ser adotadas, mas é preciso que os propósitos transmitidos sejam de fato praticados pelo negócio ou então haverá incoerências que serão vistas de forma negativa.

No próximo tópico, vamos listar algumas dicas para que você consiga encontrar um diferencial competitivo poderoso para escalar o seu negócio.

5 dicas preciosas de como diferenciar a sua empresa

1-Estude o mercado em que atua

A dica é tanto para empresas que estão começando, quanto para quem já tem um negócio sólido. Acompanhar os movimentos do mercado é essencial para:

identificar as mudanças e inovações em curso
entender quem é a concorrência e o que ela oferece
Isso será de grande ajuda para descobrir como diferenciar a sua empresa e se posicionar melhor no mercado.

2- Descubra o que seu cliente vê como vantagem

A expertise da empresa prestadora do serviço na área de atualização e especialidade aliada a experiência e tempo de mercado é sinal de segurança e confiabilidade dos usuários do serviço, além do conhecimento adquirido no mercado ao longo do tempo.

Após estudar o mercado e observar o comportamento da concorrência, é a hora de descobrir que atributos seu cliente vê como vantagem.

Pense em uma característica no seu produto, serviço ou marca que poderá ser decisiva para que o cliente escolha a sua empresa ao invés de outra.

Para isso, será necessário estar atento ao comportamento do consumidor e descobrir o que importa para ele.

Um preço mais competitivo? Frete grátis? Ou então focar na qualidade, já que ele está disposto a pagar mais dependendo da proposta? Procure conhecê-lo.

3- Analise como oferecer uma solução melhor

Depois que você entende as estratégias dos concorrentes que surtem efeito no cliente, é preciso pensar em oferecer uma solução melhor que eles.

É aqui que entra a diferenciação. Você pode trazê-la tanto em produtos e serviços (preço, qualidade, valor agregado, etc), como no quesito atendimento e comunicação, esta que pode ter como diferencial criar uma conexão com o cliente.

4- Trabalhe a inovação

Inovar é buscar uma nova solução para problemas antigos que podem ser tanto do mercado, quanto da própria empresa.

Quando um negócio oferece soluções inovadoras, ele tende a chamar mais atenção do cliente e ganhar autoridade.

Mas nem sempre é preciso ser algo muito mirabolante, não. Mudanças na forma de oferecer um produto ou serviço, ou então o lançamento de uma nova linha de um produto já existente podem ser vistas como inovação pelo consumidor.

5- Faça do marketing um aliado

Pense que você tem uma gama de diferenciais competitivos: preço atrativo, localização espetacular, atendimento excelente… Mas do que adianta ter tudo isso se ninguém vai ficar sabendo?

Aqui entra a importância de trabalhar o marketing como aliado para divulgar seus diferenciais.

O marketing ajudará a planejar e direcionar as suas ações de modo a atingir o seu público, identificando em quais canais de comunicação eles estão e que tipo de conteúdo gostam de consumir.

Dessa forma, o diferencial junto de uma boa estratégia de marketing potencializam as chances de obter bons resultados para a empresa, já que você conhecerá bem o cliente e poderá entender o que ele procura em um produto ou serviço.

A diferenciação é a chave para se destacar em meio à concorrência e crescer no mercado. Independente do nicho de atuação, empresas que oferecem diferenciais tendem a ser mais escolhidas pelo consumidor.