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7 dicas de marketing pessoal para empreendedores

Se tem uma coisa que todo empreendedor descobre quando está iniciando um negócio é que existem muitas coisas para aprender caso queira ter sucesso na gestão da sua empresa: como posicionar sua marca no mercado, como buscar novos clientes, como treinar uma equipe, fazer a gestão financeira e um item que não pode faltar na lista de quem quer ter sucesso — o marketing pessoal.
 

Por mais que o profissional seja qualificado e sua empresa tenha um bom produto/serviço, o mais importante é que as pessoas percebam isso. E o marketing pessoal é um dos caminhos para que o empreendedor desenvolva um bom relacionamento com clientes e parceiros, fornecedores e público-alvo.
 

Por isso, apresentamos 7 dicas de como desenvolver seu marketing pessoal e como essa prática pode ajudar a fazer seu negócio crescer cada vez mais. Vamos lá?
 

1. Saiba que o autoconhecimento é fundamental para o seu marketing pessoal

Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para trabalhar o seu marketing pessoal. Um empreendedor precisa ter controle de suas emoções para tomar decisões mais acertadas para o seu negócio.

Permanecer equilibrado mediante fatores externos faz total diferença nas relações interpessoais, além de estimular a percepção de características positivas e negativas.
 

2. Administre e desenvolva os seus pontos fracos

Qualquer pessoa possui pontos fortes e fracos, independentemente do seu estágio de maturidade empresarial. Conhecer e administrar suas limitações é fundamental, pois elas estão diretamente ligadas à sua imagem.

Sabemos que não existe pessoa perfeita, mas ter consciência no que você é bom e o que precisa melhorar faz total diferença na hora de empreender.
 

3. Tenha autoconfiança

Uma das principais características que todo empreendedor deve trabalhar no seu marketing pessoal é a autoconfiança. Pessoas com essa característica inspiram bons relacionamentos, seja em espaços compartilhados, seja nas relações pessoais.

Não importa se é com clientes, parceiros, fornecedores ou amigos, ganhar a confiança nas relações interpessoais é um dos principais caminhos para ter sucesso.
 

4. Pratique para falar bem em público

Comunicar-se bem vai muito além de simplesmente falar. Escolher as palavras certas, ter o tom de voz correto para uma reunião ou uma apresentação é fundamental para o sucesso. Confira algumas dicas para ajudar a praticar a comunicação:

  • treinar e gravar apresentações para avaliar posteriormente — você sempre vai encontrar algo que possa ser melhorado;
  • gesticular de forma adequada;
  • manter a postura é fundamental;
  • explicar como se estivesse falando para uma criança.
5. Cuide bem da sua imagem

Isso é um fator estratégico. Estar vestido de maneira agradável para os olhos de quem vê faz toda diferença. Pense que a sua imagem profissional refletirá diretamente nos seus negócios — não é à toa que a primeira impressão é a que fica, certo?
 

6. Utilize seu marketing pessoal a favor do seu negócio

Pense que a imagem da sua empresa está diretamente ligada a você. Comunique-se bem, pense e lapide suas palavras, seus e-mails e suas mensagens. O importante é construir uma imagem positiva e honesta sobre você e sobre o seu negócio.
 

7. Passe credibilidade aos clientes

Ser ético nas relações empresariais não é opcional. Pense que passar credibilidade é gerar mais confiança em você e, consequentemente, na sua empresa. Cumprir os prazos, os horários e a agenda é o primeiro passo para fazer com que seu negócio seja visto e bem visto pelo seu público.

Por fim, pense como o marketing pessoal pode trazer inúmeras oportunidades para a sua empresa. Além de você, incentive seus parceiros e mostre que ter uma boa imagem da sua marca está diretamente ligada a toda equipe.

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